Google Impõe Novas Taxas Google Play para Links Externos

A Google está definindo novas regras e implementando **taxas Google Play** para desenvolvedores que desejam ligar para suas aplicações fora da loja ou usar sistemas de faturamento alternativos no Android. Esta medida surge como resposta à ordem judicial do Juiz James Donato, que exige a abertura do ecossistema Android a lojas de aplicativos de terceiros. A empresa atualizou discretamente suas páginas de suporte, estabelecendo um prazo de 28 de janeiro para a inscrição em programas específicos de “faturamento alternativo” e “links de conteúdo externo”.

#### Detalhamento das novas taxas Google Play

Embora ainda não esteja coletando as taxas, a Google planeja cobrar US$ 2,85 por cada aplicativo e US$ 3,65 por cada jogo que um usuário instalar após clicar em um link externo. Além disso, a gigante da tecnologia reterá 20% das compras dentro do aplicativo e 10% das assinaturas com renovação automática. Desenvolvedores que optarem por suas próprias soluções de faturamento terão apenas um desconto de 5% sobre as taxas atuais da Google, o que pode desencorajar a adoção.

Taxas de serviço da Google para links externos.
Taxas de serviço da Google para links externos.
Imagem: Google

Para participar, os desenvolvedores ainda precisarão submeter seus **aplicativos Android** à Google para revisão. Eles também deverão usar uma API da Google para rastreamento e reportar todas as transações, incluindo testes gratuitos. Esta complexidade e a redução mínima de custos podem inviabilizar a busca por faturamento alternativo.

#### A batalha judicial: Epic Games contra Google

A reação de Epic Games não tardou. Os advogados de Epic declararam que se opõem a estas taxas e as contestarão se forem implementadas. A situação ecoa um caso anterior, Epic v. Apple, onde a Apple foi considerada em desacato judicial por impor uma taxa de 27% para pagamentos externos. Um tribunal de apelações sugeriu que a Apple poderia cobrar uma comissão baseada em custos “genuinamente e razoavelmente necessários”.

A Google defende suas taxas Google Play afirmando que elas “refletem o valor fornecido pelo Android e Play e apoiam nossos investimentos contínuos em todo o Android e Play”. No entanto, a empresa não cobrará essas taxas imediatamente, aguardando o desfecho da situação legal.

#### O futuro das taxas em lojas de apps

Um acordo proposto entre Epic e Google, que teria aplicação global e taxas de transação mais baixas, ainda está em consideração. No entanto, o Juiz Donato se mostrou cético em novembro e ordenou uma audiência probatória para 22 de janeiro. O resultado dessa audiência determinará se estas taxas Google Play entrarão em vigor ou se um novo modelo será estabelecido para o mercado de aplicativos Android.

Fonte: The Verge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *